ComunicaçãoMultimédia
![]()
![]()
![]()
Um espectáculo de lasers é um desempenho de multimédia ao vivo.
Multimédia (português europeu) ou multimídia (português brasileiro) é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de média estática (texto, fotografia, gráfico), com pelo menos um tipo de média dinâmica (vídeo, áudio, animação) (Chapman & Chapman 2000 e Fluckiger 1995).Quando se afirma que a apresentação ou recuperação da informação se faz de maneira multi-sensorial, quer-se dizer que mais de um sentido humano está envolvido no processo, fato que pode exigir a utilização de meios de comunicação que, até há pouco tempo, raramente eram empregados de maneira coordenada, a saber :
O termo multimédia refere-se portanto a tecnologias com suporte digital para criar, manipular, armazenar e pesquisar conteúdos. Os conteúdos multimédia estão associados normalmente a um computador pessoal que inclui suportes para grandes volumes de dados, os discos ópticos como os CDs(CD-ROM,MINI-CD,CD-CARD) e DVDs, abrange também nas ferramentas de informática a utilização de arquivos/ficheiros digitais para a criação de apresentações empresariais, catálogos de produtos,exposição de eventos e para catálogos eletrónicos com mais facilidade e economia. Privilegiando o uso dos diversos sentidos visão, audição e tacto este tipo de tecnologia abrange diversas áreas de informática.
- Som (voz humana, música, efeitos especiais)
- Fotografia (imagem estática)
- Vídeo (imagens em pleno movimento)
- Animação (desenho animado)
- Gráficos
- Textos (incluindo números, tabelas, etc.)
Em latim "media" é o plural de "medium", pelo que o termo "multi-media" pode ser considerado um pleonasmo.
Multimédia
Tipos
Social • Massa • Interpessoal •
Intrapessoal • Verbal • Não verbal • Visual •
Audiovisual • Segmentada • Redes •
Ciberespacial • Não violenta
Mídias
Cartaz • Cinema • Correio • Fanzine •
Gravadora • Internet • Jornal • Livro • Outdoor •
Outbus • Panfleto • Podcast •
Quadrinhos ou BD • Rádio • Revista •
Televisão • Vídeo
Profissões
Assessoria • Design gráfico • Editoração •
Jornalismo • Produção audiovisual •
Produção cultural • Produção editorial • Publicidade •
Radialismo • Relações públicas • Roteiro
Disciplinas
Análise do discurso • Análise de conteúdo •
Cibercultura • Dialética •
Economia da informação • Estudos culturais •
Hermenêutica • Linguística • Marketing • Memética • Retórica •
Semiótica • Teoria da comunicação •Teoria das mediações • Teoria da propaganda
Conceitos
Agendamento • Audiência • Censura •
Ciberespaço • Cultura • Cultura de massa •
Espiral do silêncio • Evento midiático • Imagem •
Imprensa • Indústria cultural • Informação •
Interatividade • Linguagem • Mídia •
Propaganda • Signo • Símbolo • Texto •
Veículos
Elementos
Canal • Código • Contexto • Emissor • Feedback • Meio • Mensagem • Processo • Receptor • Repertório • Ruído
Temas e Questões
Convergência tecnológica • Democratização da comunicação •
Fluxo de informação • Grande mídia •
Imperialismo cultural • Inclusão digital •
Mídia alternativa • Mídia independente •
NOMIC • Sociedade da informação •
Pós-modernidade
Tecnologias
Animação • Ethernet • Hipermídia • Máquina de escrever •
Microfone • NTICs • Podcasting •
Radiodifusão • Radiotelefonia • Satélite •
Telecomunicações • Teledifusão • Telefonia •
Telegrafia • Videocassete
Escolas
Estruturalismo • Frankfurt • Palo Alto •
Funcionalismo • UNESCO
Por país
Ver Comunicações por país
Portal Imprensa • Portal Jornalismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário