Moo
O MOO (MUD Orientado a Objetos) é um sistema de acesso multiusuário, programável, interativo, para criação de ambientes em realidade virtual baseada em texto, visando jogos, conferências, bate-papo on-line e outras atividades que requerem comunicação em tempo real.Os usuários da Internet passam a existir virtualmente, sendo chamados players, de forma a desenvolver traços de uma personalidade, na qual ele incorpora. Isso faz com que a maioria dos personagens associem a Internet ao seu personagem, tornando assim o MOO como seu mundo virtual, ou seja, seu endereço na Internet.
Ambiente virtual e Ambiente de Programação
No final da década de 1980 e início da década de 1990, quase não existiam gráficos na Internet, a maioria dos programas rodava via linha de comando, como temos ainda telnet, ftp, ssh, no Linux e Windows.Nessa época surgiu uma novidade que se baseava nos antigos jogos de texto de computadores que por sua vez baseava-se em livros texto em que você vai tomando decisões que o enviam para uma determinada página e assim vai seguindo; essa novidade chamava-se MUD, Multi User Dungeon.Basicamente era um sistema parecido com RPGs do estilo Dungeons & Dragons dividido em várias salas em que o usuário move-se nas direções norte, sul, leste oeste, cima e baixo e entra em combate com outros jogadores ou NPCs (Non Player Characters, personagens controlados pela máquina).Baseado na idéia dos MUDs um funcionário do Xerox Park, local onde várias invenções de computação como mouse, interface gráfica e impressora a laser surgiram, chamado Pavel Curtis, teve a idéia de fazer uma espécie de MUD, mas voltado para conversação. No entanto ele decidiu fazer o sistema diferente dos MUDs e ao invés do servidor controlar tudo que acontece no ambiente ele fez com que o servidor controlasse apenas o básico como entrada e saída de comandos e conexões, e um sistema que executava uma linguagem de programação orientada a objetos muito simples que ele criou e rodava dentro do próprio ambiente, tudo isso residindo em uma base de dados no formato texto. A seguir ele começou a programar todo o controle de salas, jogadores e objetos utilizando a própria linguagem de programação do ambiente, surgia assim o MOO, MUD Orientado a Objetos.Logo os MOOs tornaram-se um sucesso, na época nem IRC existia ainda, muito menos chats rodando na web, afinal não existia web; como forma de comunicação nas universidades que eram ainda os únicos lugares onde existia internet pois a era comercial da rede mal estava sendo iniciada.Em maio de 1995 o primeiro MOO do brasil foi instalado na Universidade Federal de Santa Maria, tornado-se logo um meio de comunicação importante para acadêmicos de todo país com usuários da várias Universidades como Unicamp e UFMG, este MOO ainda está rodando hoje em dia e pode ser encontrado por telnet no endereço moo.ddns.info, porta 40477, maiores informações podem ser encontradas em http://www.upperland.net/scifi/. Outros MOOs surgiram no Brasil como o Cpdee da Universidade Federal de Minas Gerais, o FatecMOO voltado para educação e ensino à distância assim como o MOO da Cidade do Futuro, projeto de ensino de São Paulo, alguns desses não existem mais. Em Santa Maria várias reuniões de usuários já foram feitas trazendo gente de todo o país para a cidade.
quarta-feira, 11 de janeiro de 2012
Moo
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